Tubarão-baleia é avistado em praia de Florianópolis
No dia 9 de março um vídeo registrando imagens de um tubarão-baleia (Rhincodon typu) nadando próximo à praia do Campeche, no sul de Florianópolis, começou a circular nas redes sociais. Segundo o professor Renato, responsável pelo Laboratório de Biologia de Teleósteos e Elasmobrânquios (LABITEL) da UFSC, esse animal é considerado o maior peixe vivo do mundo e, apesar de existirem registros desse animal na costa de Santa Catarina, sua aparição não é comum.
Podendo chegar até 12 metros de comprimento, o tubarão-baleia é conhecido por apresentar diversas manchas brancas/amarelas em seu dorso. Se alimenta principalmente de plâncton através de filtração, vivendo solitário ou em grupos de até 100 indivíduos. Segundo a lista vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature), essa espécie se encontra em perigo de extinção, uma vez que foi muito capturada através da pesca de arpão.
Apesar de todo seu tamanho, o tubarão-baleia é inofensivo aos seres humanos. Em alguns países, é comum a prática de mergulho com esses animais, o que atrai diversos turistas e contribui consideravelmente com a economia local.
Fontes: https://ndmais.com.br/noticias/video-tubarao-baleia-com-10-metros-e-avistado-em-praia-de-florianopolis/
https://www.fishbase.se/summary/2081
https://www.iucnredlist.org/species/19488/2365291